Home » Ginecologia » Tensão pré-menstrual (TPM)
A Tensão Pré-Menstrual (TPM) acomete muitas mulheres em idade reprodutiva. Seus sintomas (físicos, emocionais e comportamentais) podem afetar consideravelmente a qualidade de vida. Cuidados e tratamentos podem amenizar estes sintomas.
Conheça mais detalhes sobre a TPM e, caso necessite, marque uma consulta com um de nossos ginecologistas em São Paulo.
A Tensão Pré-Menstrual (TPM) é um conjunto de sintomas físicos, emocionais e comportamentais que ocorrem entre a ovulação e a próxima menstruação.
Os sintomas de tensão pré-menstrual são muitos (150), e podem variar. Os mais comuns são:
A TPM está relacionada às flutuações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual, especialmente nos níveis de estrogênio e progesterona. Essas mudanças hormonais podem afetar neurotransmissores no cérebro, como a serotonina, influenciando o humor e o comportamento.
A tensão pré-menstrual começa cerca de 7 a 14 dias antes do início da menstruação.
A duração da TPM pode variar. Geralmente, dura de 5 a 10 dias, terminando com o início da menstruação.
A causa exata da TPM não é completamente compreendida, mas acredita-se que esteja relacionada às flutuações hormonais do ciclo menstrual e à sensibilidade individual a essas mudanças. Fatores como estresse, dieta e estilo de vida também podem influenciar a intensidade dos sintomas.
Os tratamentos para TPM podem incluir:
Autocuidados que podem ajudar a aliviar os sintomas da TPM incluem:
Sim. Embora a TPM geralmente termine com o início da menstruação, algumas mulheres podem continuar a experimentar seus sintomas durante os primeiros dias do período menstrual.
Autocuidados como fazer exercícios regularmente, ter uma dieta balanceada, hidratar-se, ter sono de boa qualidade e praticar técnicas de relaxamento, como yoga e meditação podem ajudar a controlar a irritação durante a TPM.
Não. Durante a gravidez, o ciclo menstrual é interrompido, e, portanto, tecnicamente, a TPM não ocorre. No entanto, mulheres grávidas experimentam uma série de mudanças hormonais significativas, que podem causar sintomas semelhantes aos da TPM.
Sim, é possível ter TPM mesmo tomando anticoncepcional contínuo, embora muitas mulheres relatem uma redução na intensidade dos sintomas. Isso ocorre porque os anticoncepcionais hormonais podem estabilizar as flutuações hormonais, mas não eliminam completamente a possibilidade de sintomas pré-menstruais.
Quando os sintomas da tensão pré-menstrual são extremamente intensos, pode ser um sinal de uma condição mais grave, como Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM) ou de outros fatores subjacentes, como desequilíbrios hormonais e condições médicas (depressão, por exemplo).
A Tensão Pré-Menstrual (TPM) pode afetar significativamente a qualidade de vida de muitas mulheres. Reconhecer os sintomas, realizar o autocuidado e buscar tratamento adequado são passos necessários para gerenciar a TPM de forma eficaz. Se os sintomas forem severos ou interferirem na vida diária, é importante procurar atendimento médico.
Buscando um Ginecologista em São Paulo – SP? A equipe de médicos ginecologistas da Clínica Zucchi é qualificada e experiente. Marque uma consulta agora mesmo.
Responsável técnico: Dr. Flavio Zucchi , CRM: 27311 , RQE em Ginecologia: 44390